top of page
Avaliação do deslocamento do javali, Sus scrofa (Linnaeus, 1758), no Parque Nacional do Itatiaia, Brasil

      O presente estudo tem como objetivo avaliar o deslocamento da espécie invasora, Sus scrofa no Parque Nacional do Itatiaia. A caracterização de seu deslocamento será obtida através de análises de ocupação, uma vez que parte-se da hipótese de que a priori os javalis encontram-se presentes somente na parte alta do PNI. Objetiva-se também, verificar quais parâmetros ambientais melhor explicam a sua ocupação e se o avanço destes está relacionado à diferenças etárias e sexuais.

Avaliação dos Efeitos de Parâmetros de Paisagem em Médios e Grandes Mamíferos

     O projeto tem como objetivo avaliar a influência da variação dos parâmetos físico de paisagens na riqueza, abundância e na composição de mamíferos de médio e grande porte, na reigão do sul de Minas Gerais.

Avaliação dos Eventuais Efeitos do Descomissionamento da Barragem da PCH Pandeiros

      Avaliar pontos positivos e negativos em relação ao descomissionamento da PCH Pandeiros e seus impactos na assembléia de mamíferos de médio e grande porte. 

O Uso de Fezes na Identificação da Dieta de Mamíferos de Médio e Grande Porte

 

     Esse projeto visa levantar a informações do hábito alimentar a partir da análise de fezes de diferentes espécies de médios e grandes mamíferos. Nas fezes se encontram pelos e ossos das presas, que não são degradados na digestão. Assim, é possível identificar a dieta de algumas espécies, identificando os itens que a compõe e a sua quantificação.

Médios e Grandes Mamíferos

Avaliação de Capivaras na Universidade Federal de Lavras

 

     Projeto executado por alunos dos cursos de veterinária e biologia, procura inicialmente avaliar a dinâmica populacional de capivaras no campus da Ufla.

Mamíferos de médio e grande porte em uma região na Serra da Mantiqueira com ênfase na invasão do Javali (Sus scrofa)

    Os prejuízos causados por esta espécie são amplamente reconhecidos, tais como a destruição de culturas agrícolas, predação e transmissão de doenças para animais, dispersão de plantas daninhas, alterações em cursos d´água e nas características do solo, e competição por recursos naturais com animais nativos. Dessa forma, esta proposta pretende inventariar a fauna de mamíferos de médio e grande porte e avaliar a situação da espécie invasora de Javali (Sus scrofa) na RPPN Alto-Montana e no Parque Nacional do Itatiaia na Serra da Mantiqueira mineira, avaliando os impactos sobre a fauna de mamíferos nativa. Os resultados obtidos no projeto informarão quais as espécies de mamíferos nativas de médio e grande porte que ocorrem nas áreas de estudo, assim como possibilitará saber quais as áreas de ocorrência dos javalis e se este está se proliferando extensivamente na área de estudo.

Detecção e ocupação de primatas em paisagens fragmentadas da Mata Atlântica no sul de Minas Gerais

     Este projeto tem o objetivo de avaliar as taxas de ocupação e detecção de cinco espécies em potencial de primatas: Allouata guariba clamitans, Brachyteles hipoxantus, Callicebus nigrifons, Callithrix pennicilata e Sapajus nigritus em fragmentos florestais de diferentes paisagens da Mata Atlântica brasileira, em Minas Gerais. A amostragem é realizada através da metodologia de playback. Variáveis ambientais serão coletadas para avaliar quais predizem e influenciam a ocupação das espécies de primatas em cada paisagem.

bottom of page